❤ Um Blog para quem curte a maternidade com afeto. ❤

domingo, 26 de janeiro de 2014

Não exija de uma criancinha o que ela não pode te oferecer.

Birras e limites ( e paciência) O que eu aprendi com esta fase, durante o "terrible two" da minha filha: se informar é o melhor negócio!

Procurar literatura e informações que nos ajudem como pais. Existem muitos livros legais (legais mesmo, sem esse lance de castigo, chantagens e tal), como o livro da Laura Gutman: A Maternidade e o encontro com a própria sombra. Um livro fan-tás-ti-co!!!! Principalmente quando trata da infância, da criança de 2 anos ou maiores, de quando a criança deixa de ser bebê.

Trata-se, no livro, de temas como desfralde, birras etc, de uma forma que a pessoa que lê sente a verdade e a emoção do que está escrito. Outro livro bem legal é o livro: Cuidado, afeto e limites, que é nada mais que um debate, uma conversa entre um pediatra e um psicólogo clínico (José Martins Filho e Ivan Capelatto), abordando temas atualíssimos, muito além das birras; tratam de temas como frustrações na infância, uso de drogas, papel dos pais e dos cuidadores. Este é o livro que eu gostaria de dar para todas minhas amigas que são mães!!! É um livro de debate de opiniões e conversas a respeito de vivências na àrea. Cada um com sua forma de pensar, nem sempre concordando um com o outro.

Este livro eu comprei no natal de 2013 e dei para meu esposo. Acredito que é um bom livro para os pais lerem, pois demonstra a opinião de dois profissionais da área, com muita experiência, e que , de certa forma, está representado pela voz de dois homens que são atuantes, reconhecidos e escolheram (sim) atuar com infância e adolescência (ou seja, isso não é só coisa de mulher, das autoras mulheres, que são maioria nesta área...) O que tem me ajudado, também, é a internet!!! Este mundo maravilhoso e rico de tantas informações úteis!! Lógico que devemos usar filtros diversos e verificar o que realmente nos interessa e os conteúdos de boa qualidade.

Os blogs são o universo ideal para projetar o universo materno. Existem muitos blogs bons, bons demais, que a gente nem acredita que é verdade! Rsrsrsrsrs! Eu curto muito blogs! Meu top 3 seria: Cientista que virou mãe; Potencial Gestante; As delícias do Dudu. Mas eu poderia compor uma lista de muitos e muitos blogs e sites legais. O melhor dos blogs é: vida real!!!!!!!!!! Perceber as dificuldades e delícias de ser mãe, observando a experiência de outras mamães que existem por aí e que compartilham tudo conosco!!! 

Existem, também, muitos vídeos legais. Ontem assisti um que recomendo com todas as letras do alfabeto segue em link: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MmulnXSSn7s#at=601&hd=1.

O vídeo tem nada mais, nada menos, que 57 minutos (enorme! mas o tempo passa e ninguém nem percebe de tão bom). Tirei algumas frases da Psicanalista Luzinete Carvalho que está no vídeo dando dicas para os pais: "Você é o adulto da situação". "Vença suas batalhas de forma sábia". "Ser Pai e mãe dá trabalho". "Não exija de uma criancinha o que ela não pode te oferecer". "Acolher, explicar, oferecer alguma coisa no lugar"

 Este vídeo foi compartilhado por uma página que eu sigo no facebook: Crescer sem violência.

 O que eu aprendi com tudo isso é que a criação dos filhos exige de nós amor, compreensão, paciência, inteligência e sempre ALGO MAIS... (Mama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber de você, diga!