❤ Um Blog para quem curte a maternidade com afeto. ❤

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vai visitar um recém nascido? Se ligue nas dicas!




A melhor dica de todas é: seja empático, procure entender e dar suporte para os pais.

Se o bebê chora, dê um desconto! Esqueça que um dia existiu esse protocolo de "tratar bem as visitas" e não fique chateado se não fizerem muita sala pra você! Rsrsrsrrs! Pois é! Esse bebê só vai parar de chorar se a mamãe dele for dar de mamar ou pega-lo no colinho... (Ou não! Pode ser que ele esteja afim de chorar e pronto. Tem disso também!)

Se a mãe estiver uma mondronga no dia da sua visita ( e provavelmente vai estar), dê um desconto! Nada de falar que Gisele Bundchen e a Claudia Leite perderam peso em uma semana, OK?

Pergunte qual o melhor horário para visitar a família. Provavelmente, não vai ser à noite, apesar de ser melhor para você. Dê um desconto! Bebês tendem a ficar mais instáveis e com cólicas durante a noite.

Se a mãe está tendo dificuldades com a amamentação, nada de falar da sua tia que teve uma mastite, que ficou com pus, com febre e foi parar no hospital. Nada de assombrar a pobre da mãe, heim? Isso vale para as demais situações iniciais de dificuldades que passa uma mãe. Procure ser positivo!

Se for dar um conselho, seja sincero e esteja bem informado. Palpites alheios são meio chatos e, pior ainda, quando vão contra a filosofia da família. Exemplo: Se uma familia optou pela fralda de pano, não vai encher o saco falando de fraldas descartáveis! Veja bem...

O choro do bebê é irritante, ensurdecedor para você? Ficou incomodado? Achou o bebê chato? Sabe de nada inocente... Agora imagine a pobre da mãe que já está cansada e várias noites sem dormir! ACREDITE! Ela, mas do que ninguém, deseja ver o filho tranquilo e sem chorar! Nada de dizer pra mãe que o filho tá fazendo manha ou coisa do tipo, heim? Nada de presentear com livros do gênero nana nenê... Promete? Jura? Olha lá, heim? Não me faça uma besteira dessas! :-D



Outro ponto importante: respeite as orientações dos pais. Se não gostam que beijem o bebê, se solicitam que lavem as mãos antes de pegar na cria deles, se não querem que ofereça água, leite... O que for... Pelamor! Pelamor de meu Deuzinho... Não vá sair beijando, pegando e oferecendo o que não deve, certo? Tenha CERTEZA de que os pais vão ficar Pirados! Vão ter ódio de você. ÓDIO, com todas as letras!

Se vai levar um presente, boas opções são: fraldas, roupinhas, sapatinhos. O melhor mesmo é perguntar do que eles estão precisando no momento. Talvez se você levar uma pomada de assaduras, porque a deles acabou, seja muito mais útil do que uma roupinha, que talvez fique entulhada no guarda roupa. Ou comprar o pão do dia, ou ajudar com a louça... Vai saber! Muitas vezes, uma ajuda vale mais que um presente comprado na loja.

Importante! Mostre que a amizade continua. Ligue, mande mensagem, mantenha contato, esteja disponível! A solidão materna é muito comum nos primeiros meses. Mas, entenda que aquela mensagem no facebook ou no zapzap pode ser respondida com certo atraso, OK? Não por falta de amor ou atenção, mas por falta de tempo e devido ao cansaço extremo!


Se o bebê está dormindo, nada de acordá-lo! PAROU A BRINCADEIRA DE MAU GOSTO! Nada de barulho, fotos com flash, ficar mexendo na mão do bebê etc. Deixe a criança dormir em paz e aproveite o momento para botar o papo em dia com a mamãe e o papai. Certamente, terão muitas histórias para contar.

Deixe eu te dizer uma coisa! Você sabia que o bebê gosta de ficar quentinho e grudadinho no colo da mãe? Esse negócio de troca pro colo de um, depois troca pro colo de outro... E troca e vai pra outra pessoa, parecendo uma brincadeira de "lá-vai-a-bola-girar-na-roda"... Hummm... Não é muito legal não... Mas, se você faz questão de carregar o baby, pergunte pra mamãe se ela está de acordo.

São dicas preciosas, concorda? Compartilhar com os amigos, principalmente com aqueles "sem noção", ajuda bastante! :-D

(Mama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber de você, diga!