❤ Um Blog para quem curte a maternidade com afeto. ❤

quinta-feira, 27 de março de 2014

Como estudar com os pequenos na nossa cola! Rs! :D

Bom gente, todos já devem saber que eu estou na universidade novamente, cursando ADM agora.

Então, apesar de o povo falar que em Adm ninguém estuda ou sabe o que quer da vida, informo que a gente estuda sim e que tem muito texto pra ler, ok? kkkkkkkk (aos desavisados!)

A pergunta é: como estudar com as crianças por perto?

Não sou nenhuma maga do tarô pra ter todas as cartas na mesa, mas, durante minha experiência, tenho percebido coisas que funcionam bem e outras que, definitivamente, não funcionam para minha realidade.

O que não funciona:

1-Sentar no computador.
2-Deixar de dar atenção para ela enquanto estudo.
3-Estudar em horários em que ela costuma estar mais agitada.
4-Apenas falar que estou estudando e que agora não é o momento para atendê-la.
5-Deixar trabalhos e leituras acumulando para última hora.

Por que não funciona?

1-Sentar no computador, já deixa claro, que eu vou me isolar, então ela vem, puxa minha mão, chama pra brincar, senta no colo, chama pra beber água, chama pra fazer bolinhos na cozinha e lá vai...

2-Já entendi que, enquanto estudo, vou ter que dividir o tempo entre o computador, o texto e o que ela precisar. Vou atendendo, na medida do possível, o que ela me pede e volto para o estudo. Fica uma leitura meio quebrada, mas é a vida (de mãe!).

3-Se ela estiver agitada, é melhor eu nem estudar naquele momento (puro stress, tentar se concentrar e acabar perdendo a paciência). Melhor escolher outro horário mais calmo.

4-Tenho sim que falar com ela, explicar que estou estudando e que ela vai fazer outra atividade (assistir a um desenho, brincar com as bonecas, fazer rabiscos etc), mas falar apenas não resolve. Tenho que ir junto com ela, pegar o brinquedo, ficar um pouquinho junto com ela e depois explicar que está na hora de eu sair da brincadeira para poder estudar, mas que ela continuará alí brincando e eu estarei por perto (estudando). Tem que ter muita paciência e não ter pressa.

5-Ler com pressa e com uma criança no seu pé... não preciso nem comentar, né?

Mãe estudando com a cria no colo, enquanto ela assiste a um desenho educativo.


O que tem funcionado!!!! MARAVILHA!!!!

Segue a lista da salvação!!!

1-Procuro um horário calmo, sem a criança, para adiantar os trabalhos escritos e deixo as leituras para os momentos em que estiver com ela.

2-Negocio com o papai uma ajuda emergencial, caso precise de mais um tempinho para estudar (provas de exatas, por exemplo! rsrs)

3-A hora do sono é a hora do pulo do gato! A cria dormiu à tarde, corro pro livro!

4-Tem as horas bônus (se for muito urgente, urgentíssimo), que são as da madruga. Eu vou ser bem sincera, não gosto muito de perder meu sono, porque eu fico quebrada no outro dia, mas às vezes é preciso acordar mais cedo ou dormir mais tarde.

5-Contar com os amigos da faculdade! Bons amigos te ajudam, marcam trabalho em sua casa (porque sair com a cria pra fazer trabalho... é bem mais dificultoso, concordam? rsrsrsrs), ajudam na hora da divisão das tarefas e tals.

6- O que funciona muito bem para mim é: ter tempo e paciência... e me sentir sem pressa ou estressada. Tudo fica lindo com a pequena! Inclusive os estudos! :D

7- Ser maleável com as tarefas da casa. Se eu tiver que estudar, os pratos vão esperar sujos na pia, ok? Só lamento! (Gíria baiana)

Ah! Veja bem! Outra coisa que ajuda bastante, é não inventar de ter um blog ativo na internet! Hahahahahaha! :D

(Mama)




Um comentário:

Bia disse...

Nossa Paula, ótimas dicas, imagino que não seja fácil mesmo estudar, cuidar da casa e da pequena, mas o esforço é recompensado né? Boa sorte na nova graduação!

Postar um comentário

Quero saber de você, diga!